Ransomware é um tipo de malware que, após infectar o sistema, cobra um determinado preço pelo resgate dos arquivos infectados. Sem dúvida, uma grande dor de cabeça para quem não está protegido.

Alguns tipos de Ransomwares criptografam os arquivos impossibilitando sua abertura de forma simples. Já outros, apenas travam o sistema, exibindo uma mensagem na tela de como pagar o resgate, que pode variar entre U$ 100 até U$1000 dólares. O único método para recuperar os arquivos é através de uma chave privada, que infelizmente é mantida nos servidores dos criminosos e só é fornecida com o pagamento. Mesmo a vítima realizando o pagamento, não há garantias do resgate e a conscientização é fundamental, pois ainda não há ferramentas de descriptografia disponíveis para todos os tipos de Ransomware existentes.

E o número de vítimas está crescendo: segundo a KasperskyLab, a quantidade de usuários atacados por Ransomware de criptografia aumentou de 131 mil para 718 mil em 2015-2016. Como exemplo, podemos citar o Ransomware CryptoWall, que foi descoberto em 2014 e até hoje continua infectando sistemas em todo o mundo, levando prejuízos financeiros e psicológicos para as pessoas, principalmente ligadas no ramo empresarial.

Extensões criptografadas pelo Ransomware

Quando o seu computador é infectado pelo vírus CryptoWall, diversas extensões são criptografadas e as mais comuns são: (xls, wpd, wb2, txt, tex, swf, SQL, tf, RAW, ppt, png, pem, pdf, pdb, PAS, odt, obj, msg, mpg, mp3, lua, key, jpg, hpp, gif, eps, DTD, doc, der, CRT, cpp, cer, bmp, bay, avi, Ava, ass, asp, js, py, PL, dB).

O mercado negro de Ransomware tem se mostrado muito lucrativo, como apontam diversas empresas de segurança. O primeiro vírus que criptografa arquivos conhecido foi o Dirty Decrypt, após ele veio o CryptoLocker, PowerLocker, Citroni, CryptoWall, CryptoWall 2, CryptoWall 3, Torrent Locker, Cryptographic Locker e recentemente o TeslaCrypt, que utiliza criptografia simétrica RSA-2048 para criptografia.

Conheça abaixo alguns exemplos de Ransomware:

Ransomware Reveton

Categorias: Segurança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *