PCP é a sigla para Plano de Controle de Produção. Em outras palavras, é um sistema que gerencia os recursos operacionais de uma organização.

Os setores de produção e logística são fundamentais em uma empresa. É por meio desses departamentos que a organização obtém mais qualidade, agilidade e economia em seus processos, conseguindo uma vantagem competitiva.

Mas como podemos alcançar tudo isso? A melhor ferramenta é o PCP.

O que é o PCP — Plano de Controle de Produção?

PCP é a sigla para Plano de Controle de Produção. Se trata de um sistema de gestão operacional de uma empresa, envolvendo todas as operações e a consolidação de informações.

Ou seja, no PCP, os bons resultados são conquistados por meio do planejamento, controle e programação dos processos produtivos. Dessa forma, a empresa consegue garantir mais qualidade e produtividade. Além disso, permite reduzir os custos operacionais.

Quais são os objetivos do PCP?

Devido às suas principais características, o PCP influencia todo o negócio. As funções desse tipo de planejamento são baseadas em três pilares:

Planejamento — determina quais produtos serão produzidos e quando;

Programação — define os recursos que serão utilizados do início ao fim do fluxo de produção;

Controle — realiza o monitoramento para corrigir possíveis desvios e/ou erros identificados.

Além desses pilares, outros pontos são verificados, como:

a quantidade de produtos que serão produzidos;

o layout da fábrica, com o objetivo de aproveitar melhor o fluxo de insumos;

as etapas que compõem o processo de fabricação;

a definição de trabalho, mecânico e humano.

Com essas delimitações, a empresa pode planejar, programar e controlar melhor o processo de produção, revisando sempre os objetivos estabelecidos e evitando que ocorram desvios.

Caso seja necessário fazer alterações devido a erros ou falhas, ter esses fatores internalizados permitirá tomar melhores decisões. É por isso que essa ferramenta de planejamento também oferece suporte técnico à gestão, mostrando os principais problemas do setor de produção.

Quais são as vantagens do Plano de Controle de Produção?

Confira as vantagens de aplicar este método no dia a dia da empresa.

Obter suporte para tomada de decisão

Como mencionamos, essa ferramenta permite controlar todo o fluxo do processo de produção da empresa. Isso significa que os dados estarão sempre à mão e poderão ser consultados sempre que necessário. Além disso, facilita a identificação de problemas e falhas.

A partir dessa constatação, a gerência e direção podem tomar decisões com base em dados reais, definindo o que deve ser feito para resolver o problema.

Conseguir resultados finais mais atraentes

A empresa que adota o Plano de Controle de Produção apresenta resultados finais mais atraentes. Isso porque, basicamente, consegue identificar melhor os pontos fortes e fracos da produção e logística, atacando os problemas de acordo com a ordem de prioridade.

Ter maior compatibilidade entre os setores de produção e vendas

O setor de produção precisa estar interconectado com toda a empresa, especialmente com o setor de vendas. Afinal, de nada adianta um vendedor realizar a venda de um produto se tal produto não está disponível.

Ao adotar o processo de planejamento e controle, a empresa sabe exatamente quantos produtos estão no estoque, quais terá que produzir e quais estão faltando (possivelmente exigindo atenção e produção urgentes).

Sistematizar o processo de produção

O objetivo ao usar um planejamento operacional é ter controle sobre o processo de produção, o que resulta em uma produção sistematizada. Isso traz mais organização, agilidade, facilidade, segurança, qualidade, correção, velocidade e menos custo.

Reduzir de custos

Essa conta é bem simples: mais controle equivale a menos perdas, menos trabalho, menos desperdício e, consequentemente, mais redução de custos.

Fonte: https://rockcontent.com/blog/pcp/#ferramentas


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um email para [email protected]

× Como posso te ajudar?