NSU: O que é, para que serve, onde encontrá-lo?

Parece até uma chamada do Globo Repórter não é mesmo?

Nós preparamos este post para tirar de vez todas as suas dúvidas sobre o que é o Número Sequencial Único, onde encontrá-lo e boas práticas financeiras para sua empresa.

O que é NSU? Para que serve?

NSU é a sigla para Número Sequencial Único. É um número único gerado para identificar uma transação ou uma nota fiscal.

É muito importante que você mantenha registro de todos os NSUs do seu negócio!

Através deste número de transação os setores financeiros mantém o controle de conciliação de todos os eventos referente as vendas, como baixa do cartão, estorno, cancelamentos, etc.

Você pode guardar esse número de duas maneiras:

• Guardar manualmente todos os comprovantes de venda e, no fim do dia, confrontar com o seu sistema de vendas e o extrato da adquirente. Essa prática é muito conhecida também como fechamento de caixa.

• Utilizar uma solução automatizada de conciliação de cartão de crédito que irá economizar tempo e avisar para você se há alguma inconsistência nos dados.

Onde encontrar o NSU?

Caso você realize o seu controle de vendas manualmente, você deverá consultar os comprovantes de venda impressos pelas adquirentes. O número do NSU pode ser identificado facilmente no comprovante de venda conforme os exemplos abaixo:

Quem emite o Número Sequencial Único?

No caso do NSU de Cartões, a cada operação de venda realizada, a rede Adquirente (Ex: Cielo, Rede, etc) emitirá um número diferente na hora em que a transação ocorrer. Ou seja, ele é o comprovante de venda após a aprovação do pedido.

Já no caso das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), o responsável pela emissão da NSU é a SEFAZ, e o número é gerado no momento exato em que o documento fiscal é emitido.

É importante dizer que, segundo a legislação, o NSU é único e independente do tipo de documento e série.

O gráfico abaixo mostra o processo de NF-e x NSUs:

Boas Práticas Financeiras para a redução de Riscos na sua Empresa

Para manter a consistência nos dados, rastreabilidade e o bom gerenciamento financeiro da sua empresa, é importante vincular o NSU da transação com cada procedimento administrativo, como fechamento de caixa, baixa no recebimento de cartão, antecipação de recebíveis, recebimento bancário etc.





Fonte: https://www.conferecartoes.com.br/blog/o-que-e-nsu
Categorias: Contabilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um email para [email protected]

× Como posso te ajudar?