Nova rede deve ser disponibilizada aos brasileiros em março de 2020. Tema será discutido durante o IT Forum X.

Em abril deste ano, os Estados Unidos e a Coreia do Sul receberam os primeiros lançamentos comerciais de serviços 5G. Para não ficar atrás nessa corrida, logo em seguida a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) começou a trabalhar intensamente para a preparação da chegada da tecnologia no Brasil.

Atualmente, a Anatel está definindo as regras para o que será o maior leilão de 5G do mundo. Caso tudo ocorra como o esperado, a rede poderá ser implementada para os brasileiros em março de 2020.

Apesar dos avanços, especialistas avaliam que a infraestrutura do País é insuficiente para comportar o 5G. Nas regiões mais ricas, o mercado deverá funcionar, mas nas áreas periféricas ainda deve levar certo tempo para que a tecnologia seja disponibilizada. Além de depender da interligação de torres de celular com fibra óptica para que os usuários tenham experiências positivas, a conexão 5G demanda a instalação de novas torres. Sem a infraestrutura adequada, o 5G deverá passar pelos mesmos desafios observados hoje com o 4G: poucas pessoas no Brasil desfrutam de uma experiência de qualidade.

Para esclarecer os obstáculos e mostrar os potenciais da nova conexão no País, especialistas abordarão o tema durante o painel “5G e o desafio de conectar o País com alta velocidade”, que acontecerá no dia 16 de outubro durante o IT Forum X. A 7ª edição do evento receberá mais de 250 palestrantes em diferentes palcos e praças de conteúdo. O tema principal desse ano será “Eu 5.0”, que busca posicionar o ser humano no centro da discussão tecnológica.

Para falar sobre o assunto estarão presentes:

Eduardo Neger, Abranet

Eduardo Neger, diretor de engenharia e cofundador da empresa Neger Telecom, é presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet). Tem forte ligação com a inovação e foi eleito em janeiro deste ano como “Empreendedor do Ano” entre as empresas-filhas da Unicamp.

Atila Branco, Vivo

Atila Branco é Engenheiro Eletrônico graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Sistemas de Telecomunicações e Informática pela PUC Campinas. Atualmente lidera a Diretoria de Planejamento da Telefónica Brasil, sendo responsável pelo planejamento das redes fixa e móvel e pela Transformação Digital das redes no Brasil. Integra o grupo Telefónica desde o ano 2000, atuando em diretorias técnicas e em importantes projetos de transformação, entre eles a preparação para o 5G.

Humberto Bruno, Anatel

Humberto Bruno atuou no setor privado de telecomunicações como analista de rede. É servidor de carreira da Anatel desde 2007, onde foi assessor de conselheiro, coordenador de processo e gerente substituto na Gerência de Acompanhamento Econômico da Prestação da Superintendência de Competição. Também foi coordenador de processo na Assessoria Técnica, onde hoje exerce a função de chefe. Atualmente, também é conselheiro no Conselho Gestor do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).

Amanda Lopes, Huawei

Com 20 anos de experiência com fornecedores globais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Amanda Lopes atualmente exerce o cargo de gerente de desenvolvimento de negócios da Huawei.

O painel será mediado por Ana Paula Lobo, fundadora e diretora editorial do Portal Convergência Digital, criado em 2005, para a cobertura online do segmento de TICs. A executiva também atuou como editora no Jornal Computerworld e no Computerworld Online e foi premiada quatro vezes no Brasil com a melhor matéria do ano no setor de Telecomunicações.

O IT Forum X acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Outros temas como big data, metodologias de aceleração, cidades inteligentes, 5G e conectividade serão abordados durante o evento.

Fonte: https://cio.com.br/o-brasil-esta-preparado-para-o-5g


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um email para [email protected]

× Como posso te ajudar?