Quase dois anos se passaram desde que o Google decidiu sinalizar o FTP (File Transfer Protocol) como não seguro no Chrome. Em breve, nem isso existirá mais: a partir do Chrome 82, conexões baseadas nesse antigo protocolo de transferência de arquivos deixarão de ser suportadas.

Não é uma decisão recente. Desenvolvedores do Chrome vêm considerando remover o suporte ao FTP no navegador pelo menos desde 2014. A razão é um tanto óbvia: esse protocolo é muito antigo (foi desenvolvido em 1971) e, como tal, não corresponde aos padrões de segurança atuais dos navegadores por não possuir nenhum tipo de criptografia.

De certa forma, o “boicote” ao protocolo começou no final de 2017, com o lançamento do Chrome 63. A partir dessa versão, o navegador passou a sinalizar conexões FTP como não seguras, apesar de não impedir o seu uso.

No Google Chrome 72, o navegador deixou de renderizar conteúdo oriundo de FTP. Desde então, o navegador só permite que arquivos vindos de FTP sejam baixados. Você pode conferir isso abrindo o endereço ftp://ftp.hp.com/pub/extaccel/landing.jpg no Chrome — até recentemente, essa imagem era mostrada pelo navegador.

A remoção do suporte ao FTP será feita aos poucos, começando pelo Chrome 78. A ideia é fazer o Chrome 82 ser lançado (provavelmente em março ou abril de 2020) sem nenhum tipo de compatibilidade com o protocolo. Se o usuário tentar abrir uma conexão FTP nessa versão ou posteriores, o navegador acionará um cliente para isso (caso ele esteja instalado), como o FileZilla.

Nas estimativas do Google, menos de 0,1% dos usuários acessam conexões FTP a partir do Chrome, portanto, a decisão não deve resultar em muitas reclamações. Dependendo da aplicação, a adoção de padrões como o FTPS (FTP com SSL) pode ser uma alternativa.

Outros navegadores baseados no Chromium, como o Opera e o Vivaldi, também deverão ser afetados pela decisão. Presumivelmente, o suporte ao FTP só continuará existindo neles se os desenvolvedores fizerem implementações à parte.





Fonte: https://tecnoblog.net/303161/google-chrome-fim-suporte-ftp/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um email para [email protected]

× Como posso te ajudar?