Usuários do Android podem recorrer a recursos nativos para fazer a bateria do celular durar mais tempo. Algumas funções oferecidas próprio sistema, como a Bateria Adaptativa ou o Modo Doze, podem ser úteis para garantir uma sobrevida ao smartphone para chegar ao fim do dia com carga suficiente. Determinar a interrupção da utilização de aplicativos em segundo plano também pode ajudar a manter energia no dispositivo.

Outra opção é utilizar apps externos que prometem reduzir o consumo do aparelho por meio do desligamento de processos que não são utilizados com frequência. Confira, na lista a seguir, algumas eficientes dicas para ajudar a economizar energia da bateria em celulares com Android.

1. Ative o Modo de Otimização de Bateria (Modo Doze)

O Modo Doze foi introduzido no Android 6 (Marshmallow), com a promessa de ser um gerenciador de bateria nativo. Ao ativar a opção, é acionado o Modo Soneca, que coloca o sistema em repouso e faz com que aplicativos não consigam acessar a rede para serem atualizados nos momentos em que o celular não está sendo utilizado.

Por padrão, o Modo Doze vem ativado em todas as aplicações compatíveis, mas é possível ativar ou desativar manualmente o recurso em cada app, opção ideal para aplicar em programas usados no trabalho e que não podem parar de ser atualizados. Para gerenciar o Modo Doze, acesse Configurar > Bateria > toque nos três pontinhos de opções e escolha “Otimização de bateria”.

2. Ative a Bateria adaptativa e o Brilho adaptativo

Lançado no Android P (9), o recurso de bateria adaptativa utiliza inteligência artificial para mapear os hábitos e interpretar quais as maiores necessidades do usuário, em termos de aplicativo, com o objetivo de limitar o consumo de energia naqueles que são pouco usados. Isso pode causar atrasos nas notificações, mas reduz em até 30% o gasto de bateria, segundo o Google. A opção vem ativada por padrão, mas para conferir o uso, acesse Ajustes > Bateria > Bateria adaptativa.

Também utilizando inteligência artificial, é possível reduzir o brilho da tela de forma autônoma, de acordo com o seu padrão de utilização nos ambientes com alta ou pouca luminosidade. Isso significa que o sistema vai aprender quais são os horários e situações em que você precisa de mais brilho na tela para fazer a configuração automaticamente. Para ativar, acesse Configurar > Tela > Brilho adaptativo.

3. Desative ou desinstale aplicativos desnecessários

O Android mostra quais aplicativos estão consumindo mais bateria desde a última recarga, exibindo quanto tempo o app foi utilizado ativamente ou em segundo plano. Para isso, acesse Configurar > Bateria, e veja a lista de apps que mais estão gastando bateria. Toque em um deles e desative a chave “Permitir atividade em 2º plano” para que ele seja interrompido.

Outra ação possível é checar se você realmente utiliza todos os programas instalados ou se alguns estão apenas ocupando espaço na memória, e, por consequência, drenando bateria. Caso você não os utilize, desinstale-os.

4. Ative o Economizador de Bateria

O Economizador de Bateria é indicado nos casos em que o celular está com pouca carga, mas pode ser utilizado no dia a dia para fazer a bateria render mais. O recurso coloca aplicativos para hibernar, interrompe serviços de localização quando a tela está desligada, bloqueia o comando “Ok, Google”, reduz o brilho da tela, entre outros métodos para economizar bateria.

É possível ativar o Economizador de Bateria na Central de Notificações, tocando no ícone de bateria, ou por meio das configurações. Acesse Configurar > Bateria e ative a chave “Economia de Bateria”. Tocando na opção, é possível ativar o acionamento automático do recurso quando a bateria chegar a 15% ou 5% de carga. Com a função ativada, o Android assume a cor laranja como padrão em seus menus.

5. Utilize um aplicativo externo

Caso ainda não esteja satisfeito com os recursos nativos do Android, alguns aplicativos externos disponíveis de graça na Google Play Store prometem economizar carga e podem ajudar na tarefa. Com poucos passos, serviços como o MAX Battery e o dfndr battery finalizam aplicativos que executam tarefas em segundo plano para reduzir o consumo por parte desses programas e melhorar a autonomia da bateria.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um email para [email protected]

× Como posso te ajudar?